top of page
Orientações Gerais: Sobre

ORIENTAÇÕES À ASSISTÊNCIA

O Ceansg trabalha com dois tipos de atividades espirituais abertas ao público geral, quais sejam:

  1. Giras de Caridade: são aquelas de consulta individual com os Guias Espirituais e que ocorrem, usualmente, nas segundas e sextas-feiras. Nelas, o nosso trabalho é realizado somente através de consultas com as entidades, geralmente individuais e para isso é necessária a apresentação de uma FICHA (específica) ou uma SENHA (aleatória).

  2. Giras Festivas: são aquelas onde prestamos homenagem pela passagem do dia de algum dos Orixás ou outras datas comemorativas. São giras de passe energético onde não há atendimento para consultas individuais. Nas Giras Festivas, não é necessário colocar nome na lista e nem pegar ficha para atendimento! Divulgamos o calendário dessas giras na página específica para este fim no site (clique aqui para acessar a agenda das giras). 

 

Sobre as formas de atendimento das Giras de Caridade (segundas e sextas-feiras):

Atenção: tais regras somente valem para as Giras de Atendimento, uma vez que tais procedimentos abaixo não existem nas Giras Festivas, bastando comparecer pontualmente no horário apontado no calendário.

1. FICHAS (ESPECÍFICAS)

Na FICHA (específica) você encontra o nome do Guia Espiritual, um número sequencial e o nome do médium que trabalha com aquela entidade. A distribuição das FICHAS (específicas) é feita do seguinte modo:

  • No dia da Gira (ver agenda das giras), a inscrição em uma lista nominal é iniciada a partir do meio-dia (12h) na área da cantina e segue aberta até por volta das 19h desse mesmo dia para que os consulentes coloquem seus nomes por ordem de chegada, o que gera uma ordem nominal de inscrição;

  • SOMENTE É PERMITIDA A ANOTAÇÃO DE UM NOME POR PESSOA NA LISTA;

  • Pouco antes das 19h, ou seja, uma hora antes dos trabalhos espirituais começarem, a inscrição nessa lista nominal é interrompida e começa, também na área da cantina, a chamada das pessoas ali inscritas para formarem uma fila e começar a entrega das FICHAS (específicas).

  • Quem tiver colocado o nome na lista e não estiver presente na hora dessa chamada perderá a vez;

  • Você não precisa passar o dia no CEANSG após colocar seu nome na lista, mas lembre-se que deve estar presente na hora da chamada para a formação da fila às 19h. Chegue com antecedência a este horário.

  • A distribuição das FICHAS (específicas) acontecem até pontualmente às 20h, ou seja, quem não colocou o nome na lista durante o dia, mas que chegar no Ceansg até pouco antes das 20h consegue pegar uma FICHA (específica) para atendimento. A interrupção da distribuição das FICHAS (específicas) ocorre quando os trabalhos espirituais são iniciados, quando então são distribuídas SENHAS (aleatórias) dentro do Templo.

  • Após iniciada a Gira, já dentro do Templo, aguarde a chamada feita pelos porteiros, que é feita pelo nome da entidade e o número constante em sua FICHA (específica). Quando o porteiro chamar a sua FICHA (específica), levante a mão para que ele saiba que você está presente e se encaminhe para o atendimento. Caso você perca a chamada, só poderá ser atendido após o atendimento do último número daquela entidade.

  • O número de atendimentos espirituais do dia levará em conta a quantidade de médiuns obreiros que confirmaram a sua participação no respectivo trabalho, não sendo possível fazer a previsão de quantas fichas serão entregues ao total por dia. Por isso, chegue cedo a fim de garantir o seu atendimento.

 

2. SENHAS (ALEATÓRIAS)

Na SENHA (aleatória) você encontra um número sequencial sem a disposição do nome de nenhuma entidade ou médium. Sua apresentação aos porteiros quando chamado esse número lhe concede a consulta com a endidade que estiver desocupada no momento.

A distribuição dessas senhas (aleatórias) ocorre depois de iniciada a Gira, na área da porteira do Templo, sendo que a quantidade de senhas aleatórias distribuídas naquele dia é calculada de acordo com a quantidade de médiuns presentes e o avançar da hora em relação ao atendimento das entidades no que diz respeito às FICHAS (específicas), não sendo possível mensurar a quantidade de senhas aleatóras que serão distribuídas por dia.

Aguarde a chamada feita pelos porteiros, levantando a mão para que ele saiba que você está presente e se encaminhe para o atendimento. Caso você perca a chamada, deverá pegar outra senha (aleatória) para atendimento.

Importante:  O encerramento da distribuição das senhas aleatórias não pode ser mensurado. Por isso, sugerimos que permaneça no Templo após o início dos trabalhos a fim de não perder a chamada para a formação da fila para entrega das SENHAS (aleatórias), que geralmente ocorre após a entrada dos consulentes preferenciais.


Somente por esses meios lhe será dada condição de atendimento com as entidades.

Cada um dos consulentes, mesmo sendo atendidos juntos, devem apresentar uma ficha ou senha (com exceção apenas às crianças, deficientes ou idosos acompanhados);

 

A cada consulente, somente é permitido UM ÚNICO ATENDIMENTO POR GIRA.


As crianças serão chamadas para receber um passe do Guia-Chefe antes do início das chamadas das fichas específicas e das senhas aleatórias, com exceção das Giras Grandes, onde a presença de menores não é permitida.


As pessoas idosas, igualmente, são atendidas de forma preferencial antes do início da chamada das fichas específicas e das senhas aleatórias, também de forma aleatória, devendo se dirigir a entidade que estiver desocupada quando entrar no Terreiro.

Caso você precise ir embora antes de ser atendido, não esqueça de devolver sua ficha específica ou senha aleatória.

 

Regras gerais:

Ao entrar no templo os homens devem se sentar nos bancos localizadas a direita, e as mulheres nos bancos localizados a esquerda.

Todos os consulentes, sem exceção, devem ingressar na área do Gongá descalços, cuidando para que os seus calçados fiquem na área sinalizada perto da entrada da porteira.

Em dias de Gira Grande (Exús e Pomba-Giras), não é recomendada a presença crianças nas dependências do Centro.

NÃO faça uso de bebidas ou alimentos de qualquer espécie quando dentro do Templo.


NÃO permaneça no hall de entrada e nem na parte externa próxima ao Templo (utilize a área da cantina para conversar, lanchar e esperar a chamada fichas específicas ou senhas aleatórias altas, se for o caso; porém, cuidado para não perder a chamada).


Todos devem se vestir adequadamente de acordo com o ambiente sagrado. Não devem trajar roupas curtas, transparentes, bermudas, regatas, shorts, decotes, mini-blusas, bonés, chapéus, etc.


É absolutamente proibido o uso de qualquer aparelho eletrônico dentro do templo ou ao redor dele, mesmo antes do início dos trabalhos, devendo permanecer DESLIGADOS. A energia emitida por estes aparelhos (celulares, relógios inteligentes, tablet’s, kindle’s, jogos eletrônicos e afins), além de tirar a atenção do próprio usuário e dos demais, atrapalha energeticamente o andamento dos trabalhos (utilize a área da cantina para o uso de seus aparelhos eletrônicos).


Lembre-se que VOCÊ ESTÁ EM UM TEMPLO DE ORAÇÃO! Por isso o SILÊNCIO é extremamente importante. Sintonize-se com o trabalho e ajude-nos a cantar os pontos, caso saiba a letra. Preste atenção também na forma de bater palmas durante o cântico dos pontos para não atrapalhar com ritmo diferente daquele puxado pelos Ogã.


NÃO faça qualquer comunicação com os médiuns da Corrente durante os trabalhos (procure o irmão da Porteira para sanar qualquer dúvida ou solicite a eles que seja chamado um dos Ogã para lhe orientar)!
NÃO adentre aos locais reservados do Templo sem ser convidado pelos Dirigentes Espirituais!
NÃO marque lugar nos bancos dentro do Templo com casacos, bolsas, revistas e etc. Temos pouco espaço para o público e isso atrapalha a nossa organiza
ção!

 

Caso tenha restado alguma dúvida, contate a Diretoria Espiritual clicando aqui.
 
Gratidão!

Orientações Gerais: Sobre
WhatsApp Image 2020-07-26 at 04.08.33.jp

Centro Espírita Assistencial Nossa Senhora da Glória
 


Jurema Pituba Faria
Presidente Espiritual
 
Jorge da Costa Faria
Presidente Espiritual
ad perpetuam rei memoriam


Edson da Silva
Ogã-Chefe
ad perpetuam rei me
moriam



Endereço
SGAN EQ 711/911 (W4 NORTE), CONJ. F, ASA NORTE/DF
(AO LADO DA APAE)
CEP 70790-115

bottom of page