top of page

Da direita para a esquerda:

- Jorge da Costa Faria (Presidente Espiritual ad perpetuam rei memoriam)

- Jurema Pituba Faria (Presidente Espiritual)

- Edson da Silva (Ogã ad perpetuam rei memoriam)

O Ceansg foi fundado em 15 de agosto de 1965 na residência do Sr. Carlos Rodrigues de Angelis, estando presentes os senhores, Newton Egydio Rossi, Neomésia Rodrigues de Angelis, Edda Vettori, Décio Faria, Atilio Saran, José Garcia Ribeiro, Carlos Rodrigues de Angelis, Jurema Pituba Faria, Jorge da Costa Faria e Luciano Gnone.

A idéia inicial de alguns daqueles fundadores era batizar o grupo com o nome de uma das entidades chefes incorporadas pelo irmão Jorge da Costa Faria (nosso Presidente Espiritual ad perpetuam rei memoriam), mas este mesmo interveio dizendo que o Centro nascente deveria se pautar pela impessoalidade e assim, seus guias, mesmo sendo os líderes espirituais daquele movimento não poderiam ser privilegiados em face dos demais. 

 

Seguindo ele dessa forma a velha máxima de que "todo dia é dia de algum santo" indagou qual seria o santo daquele dia. Daí o nome de batismo do Ceansg, tendo por base o calendário litúrgico da igreja católica romana que o consagra a Assunção (em Glória) de Nossa Senhora.

 

Algum tempo depois, por iniciativa do Sr. Newton Egydio Rossi, primeiro Presidente do Centro, foi tentada junto a NOVACAP a doação de um terreno para o Ceansg, mas sendo baldados esses esforços, somente em 1970 sob Presidência do Sr. Abelardo Mauricio de Freitas, adquiriu-se e registrou-se em nome da Sociedade Civil Ceansg o terreno em que hoje estamos.

 

Devido a dificuldades financeiras, somente no dia 23 de abril de 1971, consagrado em homenagem ao Senhor Ogum, graças ao decidido apoio monetário de um grupo de amigos espíritas que numa demonstração de humildade encareceu perdurar no anonimato é que foi possível a inauguração sob a Presidência do nosso irmão José Freire Pereira, já no plano espiritual.

 

A construção da sede que agora ocupamos foi uma verdadeira odisseia, recheada de diversas histórias de coragem, perseverança e desprendimento. Num mesmo dia 23 de abril, também sob as bênçãos de nosso Pai Ogum o sonho do Templo definitivo tornou-se realidade em 1989.

 

Na sua missão principal de caridade o Ceansg teve agregado a seu nome a palavra “Assistencial” posteriormente a sua fundação, quando a Cúpula Espiritual determinou que fizéssemos um trabalho contínuo de assistência a população carente do Distrito Federal o qual hoje se revela no trabalho da SAREMA (Sociedade Assistencial Recanto da Mãe Jurema).

 

A insígnia do Ceansg revela um colar com 49 contas azul-rei formando um coração, encimadas pela Coroa de mamãe Yemanjá que traz em seu dístico as pedras símbolos dos quatro elementos primordiais da natureza humana e tem sobre todos a Estrela Guia de Oxalá. Ao centro, dentro da formação, ou seja, dentro do coração, vê-se a representação da constelação do Cruzeiro do Sul.

História do CEANSG: Sobre

HISTÓRIA DO CEANSG

História do CEANSG: Galeria
História do CEANSG: Sobre
WhatsApp Image 2020-07-26 at 04.08.33.jp

Centro Espírita Assistencial Nossa Senhora da Glória
 


Jurema Pituba Faria
Presidente Espiritual
 
Jorge da Costa Faria
Presidente Espiritual
ad perpetuam rei memoriam


Edson da Silva
Ogã-Chefe
ad perpetuam rei me
moriam



Endereço
SGAN EQ 711/911 (W4 NORTE), CONJ. F, ASA NORTE/DF
(AO LADO DA APAE)
CEP 70790-115

bottom of page